WhatsApp

Blog

16/11/2018

Dedetização e controle de pragas em empresas alimentícias

A presença de pragas urbanas em empresas alimentícias provoca prejuízo financeiro e risco a saúde. O controle de pragas urbanas em empresas alimentícias é de extrema importância, deve ser tratado como uma questão de saúde pública. Entende-se como empresas alimentícias toda empresa que produz, manipula, distribui, armazena ou comercializa qualquer tipo de alimento. É fundamental manter sempre limos cozinhas de restaurantes, lanchonetes, hotéis, hospitais, indústrias, supermercados, atacadistas, mercearias, frigoríficos, açougues e qualquer outra empresa produtora de alimento.

Principais Pragas Urbanas em empresas alimentícias

Todas as pragas urbanas são consideradas de alto risco no ambiente alimentício. Entre as principais pragas urbanas estão:
  • Formigas
  • Moscas
  • Mosquitos
  • Ratos
  • Baratas
  • Bombos
  • Cupim
  • Escorpião
  • Carunchos
  • Traças

Qual periodicidade de controle de pragas em empresas alimentícias?

O controle de pragas em empresas alimentícias deve ser muito rigoroso. O serviço de dedetização deve seguir minuciosamente os regulamentos e leis regidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo as determinações da Anvisa: Os proprietários dos estabelecimentos que produzem, preparem e servem alimentos, precisam de um plano de ação contínua. Isso quer dizer que o controle contra as pragas não deve parar nunca. Além da dedetização é necessário realizar o descarte e armazenamento correto de alimentos e produtos. Além da constante higienização do ambiente. Já o controle de pragas deve ser realizado MENSALMENTE por uma empresa especializada. Em empresas do segmento alimentício, a qualquer momento os agentes de vigilância sanitária pode fazer inspeções e até mesmo interditar a empresa ou comércio até regularização comprovada. As orientações do Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas para empresas de alimentos estão disponíveis no item 4.3 da Resolução de Diretoria Colegiada nº 216 (RDC 216). RDC nº 216 - 4.3 CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS URBANAS 4.3.1 A edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser livres de vetores e pragas urbanas. Deve existir um conjunto de ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas, com o objetivo de impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou proliferação dos mesmos. 4.3.2 Quando as medidas de prevenção adotadas não forem eficazes, o controle químico deve ser empregado e executado por empresa especializada, conforme legislação específica, com produtos desinfestantes regularizados pelo Ministério da Saúde. 4.3.3 Quando da aplicação do controle químico, a empresa especializada deve estabelecer procedimentos pré e póstratamento a fim de evitar a contaminação dos alimentos, equipamentos e utensílios. Quando aplicável, os equipamentos e os utensílios, antes de serem reutilizados, devem ser higienizados para a remoção dos resíduos de produtos desinfestantes.

Práticas Preventivas de Controle de Pragas Urbanas em empresas alimentícias

As práticas preventivas devem ser adotadas em qualquer ambiente, incluindo comércio, residências e indústrias. O primeiro passo é o armazenamento correto dos alimentos. Eliminar ou armazenar de forma correta tudo que pode atrair pragas urbanas. Resto de alimentos no lixo são atrativos para formigas, baratas e ratos. Estas pragas sendo atraídas irão buscar abrigo por perto e começarão a se proliferar. Os principais abrigos de ratos e baratas lixo, entulhos e locais abandonados. Baratas são alimentos de escorpiões, que geralmente ficam alocados em ambientes madeira apodrecia e locais úmidos. A falta de alimentos e abrigos anulará a chances de pragas urbanas em seu estabelecimento. Manter o arredor limpo é fundamental para o controle de pragas urbanas, pois reduzirá muito as chances de proliferação. Sendo assim, elimine corretamente lixos e entulhos. Mantenha a manutenção de caixa de gordura, vedação de vazamento de canos e caixa d’água sempre bem fechada para eliminar qualquer fonte de líquido.

Práticas Corretivas de Controle de Pragas Urbanas em empresas alimentícias

As práticas corretivas é realizada pela dedetização, que deve sempre ser realizado por uma empresa especializada. Entre em contato com a DDZarabatana para realizarmos um orçamento e avaliar qual é a melhor procedimento para o seu caso. A DDZarabatana é a única empresa em Campo Grande/MS que faz parte do programa Bayer. O suporte técnico e a exclusividade de treinamentos e produtos fazem toda diferença no controle das pragas urbanas. A Resolução municipal número 140, de 15 de março de 2013 da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) determina a normatização técnica para prestação de serviços de controle de vetores e pragas urbanas no município de Campo Grande/MS. Somos a primeira empresa Dedetizadora a se adequar totalmente à atual legislação de Campo Grande/MS. Ligue pra nós no (67)3365.0329, Envie um Whatsapp pelo  (67) 99215 0753. Ou se preferir envie uma mensagem pelo nosso formulário de contato: http://www.ddzarabatana.com.br/contato/.

Perguntas e respostas frequentes sobre Dedetização


1. Quanto tempo dura a dedetização?

2. Quais são as principais pragas tratadas com dedetização?

3. Quais são os benefícios da dedetização?

4. Quais são os benefícios de contratar um serviço de dedetização?

5. Qual o impacto da dedetização na saúde?

6. Quais produtos são usados para dedetização?

Somos Ouro em
Profissionalismo

Nosso compromisso é zelar pelo bem-estar e conforto de seus familiares, funcionários e clientes. Para tanto, somos habilitados por todos os órgãos ambientais e de saúde pública a exercer a atividade em todo o território brasileiro. Portamos a documentação exigida pelas autoridades competentes, estando ainda habilitados a prestar serviços em órgãos públicos municipais, estaduais e federais por meio de licitações e contratações diretas.

Solicite um orçamento

Atendemos em todo o MS