16/09/2016
combate à dengue não pode parar
As iniciativas de
combate à dengue são lembradas e reforçadas assim que começa o período chuvoso. Este é o momento mais propício para reprodução do mosquito Aedes aegypit, o responsável pela transmissão da dengue.
No entanto esse é um cuidado que deve-se ter o ano inteiro, uma prova são os dados do LIRA - Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypit, divulgado pela SESAU - Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, só entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro de 2016 foram identificados 23 focos de dengue na capital sul-mato-grossense.
Um fato que preocupa é que 65,2% dos focos de dengue ocorreram em residências; outros 30,4% em comércios e 4,3% em outros locais.
Entre os bairros com a situação mais preocupante estão: Aparecida Pedrossian, Vila Nasser, Coronel Antonino, Nova Lima, Vida Nova, Novos Estados, Guanandi, Nova Esperança, Alves Pereira, Pioneiros, Mário Covas, Los Angeles, São Conrado, Planalto, Cruzeiro e Centro.
Atitudes de combate à dengue
Entre as atitudes que devem ser tomadas durante todo o ano para combate à dengue estão:
- Limpar frequentemente o quintal
- Limpar os vasos de plantas
- Lavar os recipientes de água do seu animal de estimação
- Limpar a caixa d’água
- Não deixar água parada em pneus e garrafas
- Tampar com areia ou terra pequenos buracos em calçadas e pisos externos de casa
Ao contrário do que muitos acreditam, o mosquito Aedes aegypit não gosta apenas de água suja, ele até prefere água limpa. A manutenção e limpeza da caixa d’água são muito importantes para não ser um criadouro deste mosquito.
Não espere a chuva chegar para tomar atitude, o combate à dengue precisa ser contínuo. Para realizar a
manutenção e limpeza de caixa d’água e eliminação de pragas urbanas, entre em contato com a DD Zarabatana no (67) 3365-0329. Ou se preferir entre em contato por e-mail pelo formulário de contato:
http://www.ddzarabatana.com.br/contato/