06/06/2016
Saneamento básico é sinônimo de mais saúde para a população.
O Programa Sanear Morena é um projeto de saneamento básico, executado pela Águas Guariroba.
Em 2006 a
Águas Guariroba lançou o maior programa de saneamento básico já realizado em Campo Grande – MS, o
Sanear Morena. Nas primeiras fases do programa, concluídas entre 2006 e 2013, a rede de esgoto tratado teve um aumento de 29% para 73%.
Agora estão em andamento as obras do
Sanear Morena 3, que irá suprir toda a demanda de saneamento básico que a cidade exige, a intenção é que até 2025 tenha 100% de esgoto tratado em Campo Grande. Até agora a previsão de investimento desta terceira etapa do programa é de R$ 636 milhões.
O índice de melhorias na saúde pública é bem maior quando existe tratamento de esgoto, a falta de saneamento é vinculado com várias doenças, essas doenças interferem diretamente a qualidade de vida da população, a diarreia em crianças menores de 5 anos ainda causa muitas mortes nas cidades onde não existe saneamento básico. Em Campo Grande a taxa de internações por doenças diarreicas ou doenças relacionadas a problemas hídricos está caindo a cada ano. Além disso, o saneamento básico protege o meio ambiente, tem melhorias na saúde pública.
A proliferação de algumas pragas urbanas está diretamente ligada à falta de saneamento básico. O esgoto a céu aberto contribui para a proliferação de pragas urbanas como:
- Insetos
- Ratos
- Baratas
- Aedes Aegypti
Essas pragas urbanas podem transmitir sérias doenças para o ser humano, como:
- RATOS: Leptospirose, Hantavirose, Sarnas, Alergias;
- BARATAS: Hepatite A, Febre Tifoide, Uberculose, Conjuntivites, Infecções Urinárias, Hanseníase, Enteroviroses, Salmoneloses, Shigeloses;
- AEDES AEGYPTI: Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya, Febre Amarela.
Mas mesmo com 73% do esgoto tratado em Campo Grande, nós devemos continuar cuidando para que não haja proliferação de pragas urbanas, principalmente dos ratos e baratas. Temos que manter o quintal sempre limpo, o lixo deve ser acondicionado em local adequado e devidamente fechado. Além dessas dicas, a dedetização da casa é uma das medidas mais eficazes que existe quando o assunto é o controle de pragas urbanas.
A DDZarabatana é especialista no controle de pragas, a primeira em Campo Grande a se adequar as novas resoluções municipal e a única na cidade a integrar o Programa de Proteção Bayer.